Artigos

O impacto da Saúde e Segurança do Trabalho nos negócios

Saúde Empresarial

Um ambiente de trabalho produtivo compreende, entre outras coisas, um espaço que promove a saúde e segurança dos colaboradores. Essa visão é fundamental para engajar os trabalhadores no desempenho das tarefas diárias. Além de cumprir a lei, prezar pela Saúde e Segurança do Trabalho (SST) serve como um diferencial competitivo.

Veja a seguir quais são os principais impactos da Saúde e Segurança do Trabalho no mundo corporativo!

Preserva a imagem da empresa

Hoje em dia, há um olhar mais atento ao capital humano. E as marcas que se destacam no mercado são aquelas que têm princípios e objetivos pautados em pessoas. Esses valores, quando aplicados também dentro da corporação, são bem-vistos pelos clientes e investidores.

Afinal, ninguém quer fazer negócios com uma empresa que se diz comprometida com o desenvolvimento do planeta e causas sociais, mas, na prática, não se preocupa nem com a saúde e segurança do trabalho dos próprios funcionários.

Reduz riscos de acidentes

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho. Ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. O Ministério Público do Trabalho (MPT) estima que por ano sejam comunicados mais de 700 mil casos.

Além do dano a vida e ao bem-estar das pessoas, os acidentes de trabalho oneram os empresários. Por isso, adotar medidas preventivas e uma cultura voltada à saúde e segurança no trabalho é um meio para evitar tais sinistros.

Aumenta a produtividade

A qualidade de vida no trabalho, somada a um ambiente saudável e protegido, contribuem para aumentar a produtividade dos colaboradores. Estes, mais satisfeitos e valorizados, tendem a produzir mais e melhor. Em consequência, a corporação obtém um ganho expressivo em produção.

Além disso, clientes, fornecedores e investidores priorizam fazer negócios e manter relacionamentos com marcas nas quais são bem atendidas. Um negócio, que não investe na saúde dos funcionários, contribui para que esses sintam-se sobrecarregados e mal estimulados a atender bem.

Diminui despesas

O Brasil é um dos países com maior número de ações trabalhistas. Parte delas diz respeito a acidentes de trabalho, lesões ou doenças por conta da negligência das empresas em fornecer equipamentos ou estações de trabalhos adequadas. Por tanto, para evitar gastos com ações, indenizações, afastamentos, entre outras, é fundamental ao gestor dar atenção as práticas de SST.

A gestão da saúde e segurança do trabalho está cada vez mais ligada a estratégia dos negócios. Tanto por conta dos aspectos e adequações legais, quanto do potencial que isso representa para a produtividade das empresas. É por meio dessas práticas que os colaboradores se sentem mais motivados, satisfeitos e comprometidos. Gerando ganhos reais para as corporações.

Quer saber mais sobre saúde e segurança do trabalho? Fale com um de nossos especialistas!