Artigos

O que é Núcleo de Atenção Primária à Saúde?

Saúde Empresarial

Os constantes reajustes dos planos de saúde pago pelas empresas, somado ao número cada vez maior de casos de doenças ocupacionais, têm criado a necessidade dos executivos inovarem na gestão de saúde. Mais viável, econômico e com melhores resultados, o Núcleo de Atenção Primária à Saúde é uma resposta para esse desafio.

Investir no bem-estar dos funcionários, além de uma responsabilidade social, é uma forma de alavancar a competitividade dos negócios. Todavia, a falta de um modelo pautado na gestão da saúde, em vez da doença, cria um sistema falho e insustentável, que encarece a cada ano e não trata devidamente da saúde das pessoas.

Núcleo de Atenção Primária à Saúde

O Núcleo de Atenção Primária à Saúde consiste em uma abordagem estruturada e organizada dos serviços de tratamento de saúde, no qual se prioriza a prevenção das doenças, por meio de orientação, acompanhamento sistêmico, diagnóstico precoce, entre outros.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 85% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos por meio de um programa de atenção primária. Contudo, segundo pesquisas de corretoras, 80% das empresas não possui nenhuma ação devidamente estruturada nesse sentido.

Em 2014, o Hospital Sírio-Libanês implantou um programa de Atenção Primária em Saúde. De acordo com a instituição, ao todo, a modernização representou uma economia de quase R$ 16 milhões, além de reduções consideráveis no surgimento de doenças.

Benefícios para as empresas

  • Economia com exames, tratamentos, afastamento, etc.
  • Redução nas taxas de absenteísmo;
  • Funcionários mais saudáveis e motivados;
  • Produtividade;
  • Modernização do sistema de gestão;
  • Melhora da imagem da empresa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), corporações que possuem programas internos de gestão de saúde reduzem em até 30% as despesas com tratamentos médicos e absenteísmo. Porém, para funcionar plenamente, o Núcleo de Atenção Primária à Saúde exige um planejamento estratégico devidamente estruturado, respeitando cada etapa do programa.