Artigos

Fases do eSocial – Confira o cronograma

Saúde Empresarial

Desde janeiro de 2018, passou a vigorar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A iniciativa, fruto de um trabalho conjunto do Ministério do Trabalho com a Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal, visa facilitar o envio e gerenciamento das informações trabalhistas.

Todas as empresas brasileiras serão obrigadas a aderir a plataforma. Entretanto, para facilitar a implantação e adequação, o governo dividiu em cinco fases (cada uma compreende o envio de um grupo de informações ao sistema), assim como prazos diferentes dependendo do porte e natureza jurídica.

Confira o cronograma de implantação do eSocial:

Entenda as principais mudanças no cronograma do eSocial

Com o intuito de atender às solicitações das empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões ao ano, o governo adiou a segunda fase do eSocial, antes prevista para iniciar em setembro, e que agora começa no dia 10 de outubro.

Micro e Pequenas empresas, assim como Microempreendedores Individuais (MEI) também podem enviar as informações acerca de seus funcionários por meio da plataforma.

Para as organizações que faturam acima de R$ 78 milhões ao ano, atualmente, o eSocial está recebendo informações sobre os funcionários e, em novembro, começa a fase de envio de dados de folha de pagamento.

É importante frisar que o não envio das informações, ou não cumprimento dos prazos acarretará multas às empresas. Por isso, é importante atentar-se aos requisitos e prazos.

eSocial: dicas para se organizar

  • Oriente toda equipe de RH sobre a ferramenta;
  • Treine e instrua os responsáveis da empresa por lidar com o eSocial;
  • Avalie as informações, dados e documentos trabalhistas, se prevenindo para as próximas etapas;
  • Trace planos estratégicos para corrigir e sanar eventuais divergências de informações que possam afetar o eSocial;
  • Faça testes de acesso e manipulação do software do eSocial;

Tem dúvidas quanto ao eSocial? Fale com a nossa equipe de especialistas!