Artigos

Alimentos de final do ano e seus benefícios

Saúde

Com a chegada do final de ano, os almoços e jantares com familiares e amigos ganham um apelo especial. Além do momento prazeroso da confraternização, o fim de ano é uma ótima época para aprendermos a ingerir alimentos saudáveis que não são tão convencionais no restante do ano. Confira, a seguir, os principais alimentos de final de ano e seus benefícios.

Lentilha

Na virada de ano, a lentilha faz parte da tradição. Pois, de acordo com a superstição, o consumo da leguminosa está ligado à saúde financeira. Costumes à parte, a lentilha é um alimento rico em ferro, fibras e proteínas.

O ferro ajuda no combate a anemia, a proteína é fundamental na manutenção dos músculos e as fibras ajudam no funcionamento do intestino. Além disso, a lentilha é um alimento bem versátil e de fácil preparo.

Damasco

Quando consumido na forma natural, em vez do damasco seco, a fruta é uma excelente fonte de antioxidantes, vitamina A e betacaroteno. Elementos que ajudam na manutenção do organismo e na prevenção do câncer.

Uva

Apesar de ser uma fruta consumida praticamente o ano todo, a uva é um alimento também característico de fim de ano. Tanto a fruta in natura como o suco 100%, sem adição de açúcar e conservantes, ajudam a reduzir o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson.

Além disso, a uva possui vitaminas e minerais que estão ligados ao combate de doenças do coração, câncer e envelhecimento precoce. O consumo de uva também reduz o colesterol ruim no sangue, fator considerado essencial para prevenir doenças crônicas.

Romã

Assim como a uva, a romã possui flavonoides, radicais livres, antioxidantes e alta concentração de vitamina C, sendo uma ótima aliada no combate ao envelhecimento precoce, prevenção do câncer e colesterol alto.

Peru

O protagonista das ceias de Natal e Ano Novo é uma ótima proteína com baixo teor de gordura. Além de saborosa, essa ave é rica em niacina, vitamina B6, selênio, potássio, fósforo, zinco, ferro e magnésio.

O consumo regular de carne de peru no lugar de carnes mais gordas, como a de porco ou boi, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim e aumentar as proteínas do corpo. Outro benefício desse alimento de final de ano é que a carne de peru ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Uva passa

Nenhum alimento é tão característico de fim de ano quanto a uva passa. Motivo de divergência entre as pessoas, os benefícios desse alimento desidratado justificam a presença ou não dela em determinados pratos.

A uva passa possui grande quantidade de minerais como o zinco, além de vitamina B e fibras, o que ajuda na digestão e absorção de gordura de outros alimentos.

Com essas dicas, você terá uma alimentação mais saudável e, consequentemente, melhor qualidade de vida, para aproveitar 2019. Desejamos um feliz natal e um ótimo ano novo!