Artigos

Cuidados com a pele no verão

Saúde

A exposição direta aos raios solares é prejudicial à saúde em qualquer época do ano. Entretanto, no verão, é preciso um cuidado redobrado. Isso porque as pessoas tendem a aproveitar os dias mais longos para fazer atividades, o que consequentemente aumenta o risco de exposição. As temperaturas também estão mais altas, o que prejudica ainda mais a pele.

Além daqueles que aproveitam o verão para tirar férias, ir à praia ou à piscina, é importante também atentar-se a saúde das pessoas que trabalham expostas ao sol. Se esse é o caso dos seus colaboradores, confira algumas dicas de cuidados com a pele no verão para melhorar e proteger a saúde deles.

Use corretamente o protetor solar

Quase todo mundo sabe que não se deve tomar sol sem antes passar protetor solar na pele. Por outro lado, poucos sabem a forma correta que aplicar o produto, aumentando a eficácia do mesmo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o indicado é:

  • Aplicar o protetor solar em todas as partes que ficarão expostas ao sol, incluindo orelhas, mãos e pés. O indicado é uma quantidade equivalente a uma colher de chá para cada braço, outra porção dessa para o rosto e pescoço, duas colheres de chá para o torso e uma para cada perna.
  • Passar duas camadas de filtro solar de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol e, depois, reaplicá-lo a cada duas horas;
  • Usar protetor com fator de proteção solar (FPS) superior a 30, mesmo em dias nublados.

Invista em roupas e acessórios que protejam da radiação

Durante o verão, o mais recomendado é usar roupas que sejam feitas de algodão. Tecidos sintéticos bloqueiam uma quantidade inferior de raios UV, o que, além de aumentar a temperatura corporal, contribui para o surgimento de câncer de pele.

Outra dica, para quem precisa se expor diretamente ao sol, é usar óculos escuros, que protegem de lesões oculares e ajuda a prevenir catarata. Vale destacar que, sempre, as pessoas que trabalham diretamente ao sol precisam usar chapéu ou boné.

Mantenha uma boa alimentação

Para suportar o calor e manter as funções normais, o organismo precisa repor constantemente líquidos, vitaminas e sais minerais perdidos durante o suor. Por isso, o recomendado é ingerir bastante água, sucos naturais e água de coco.

Em relação à alimentação, é importante manter uma dieta rica em alimentos antioxidantes e leves, que regulam as funções do corpo e são mais fáceis de serem digeridos no calor. Os principais são frutas, legumes e verduras (principalmente os de cor alaranjada ou vermelha) e carnes grelhadas em vez de frituras.

Tomando todos esses cuidados, a pele estará mais protegida durante o verão, assim como a saúde do organismo como um todo. Entretanto, pessoas que trabalham expostas diretamente ao sol devem se consultar com especialistas, a fim de detectar e prevenir qualquer doença de pele que possa surgir.

Agora que você aprendeu mais, será que os seus funcionários que trabalham em áreas externas estão bem protegidos do sol?