Artigos

Webinar – tire suas dúvidas sobre o eSocial

Sem categoria

Na terça-feira (18/06), o Imtep realizou o webinar para tirar dúvidas sobre o eSocial. No vídeo foram apresentadas as principais alterações nos processos como, por exemplo, o envio de eventos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho.

As principais dúvidas foram justamente relacionadas à Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT). Nesse sentido, a plataforma prevê que a CAT seja emitida e enviada imediatamente após o sinistro. O que agiliza a liberação de benefícios e seguros trabalhistas, mas que exige maior atenção por parte da empresa.

Para o consultor técnico e palestrante do Imtep, Arthur Strukoski, é preciso ficar claro que o eSocial vai apenas reunir as informações previdenciárias, tributária e trabalhista e não é um sistema que modifica a legislação existente.

“Ainda existe desconhecimento das empresas sobre a questão de autuações. A plataforma não será um mecanismo para emissão de multas, o objetivo é centralizar todas as informações num único sistema. Se hoje a empresa estiver em desconformidade com a legislação e for alvo de fiscalização, ela será autuada da mesma forma”, explica o consultor.

Quem não conseguiu acompanhar o webinar, pode se inscrever aqui para assistir o vídeo.

Você também pode gostar:

Guia eSocial

Multas do eSocial: fique atento e saiba como evitar!

8 principais dificuldades de quem quer se adequar ao eSocial