Artigos

Mês de prevenção de Acidentes de Trabalho

Saúde

Segundo dados do Ministério do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país do mundo com mais casos de acidentes de trabalho. Umas das medidas tomadas visando melhorar esse cenário foi a criação do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado em 27 de julho.

A data é celebrada como símbolo da luta dos trabalhadores por melhores condições de saúde e segurança no exercício de suas funções. Por isso, durante todo o mês de julho, são trabalhadas ações de conscientização das empresas e colaboradores da importância de adotar práticas mais saudáveis e seguras.

Dados estatísticos de acidentes de trabalho

De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, entre os anos de 2012 e 2018, foram registradas mais de 4,5 milhões de CAT’s (Comunicação de Acidente de Trabalho). Dessa quantidade de acidentes, 16.455 resultaram em morte.

Levando em consideração esses dados, o Brasil possui uma média de um acidente de trabalho a cada 49 segundos. Além disso, um trabalhador perde a vida a cada 3 horas e 40 minutos em decorrência desses acidentes. Cenário alarmante que coloca uma luz sobre a necessidade de prevenção.

Trabalhando a prevenção no dia a dia

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes é lembrado no dia 27 de julho. Nesta data, em 1972, foi regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

Este foi o passo inicial para que, a partir de 1977, fossem criadas as primeiras Normas Regulamentadoras (NRs).

Com essas NRs, as corporações passam a ser obrigadas a respeitar as legislações específicas. Entretanto, reduzir a quantidade de acidentes de trabalho é um objetivo que requer esforços não somente das organizações, mas também dos próprios funcionários.

Entre os deveres estão: usar os equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC), trabalhar com atenção, respeitar as recomendações dos técnicos em segurança no trabalho, obedecer às recomendações de saúde e segurança, entre outros.

Precisando de ajuda para tornar a sua empresa mais segura? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!