5 vantagens comprovadas de utilizar EPIs

EPI

Muita gente acha que a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIS) é desnecessária. Isso porque todo mundo pensa daquela velha forma de que “isso não vai acontecer comigo”, mas a realidade é que os riscos são mais sérios do que se imagina, e vale a pena utilizar esses equipamentos.

Além de questões de preservação da saúde dos trabalhadores, o uso dos equipamentos de proteção individual também oferece uma série de vantagens, e para te convencer, vamos falar sobre elas agora mesmo.

EPIS

Mas, antes, uma pequena introdução. Como você já sabe a sigla EPI é a sigla para Equipamentos de Proteção Individual, e o uso deles está previsto na Lei.

Entre esses equipamentos, temos capacetes, luvas, óculos de proteção, máscaras, botas e protetores auriculares. Cada equipamento serve para uma coisa, mas todos têm objetivo de proteger o indivíduo.

Economia

A empresa que investe e exige o uso de EPIS em seu ambiente está economizando. Mas, como está economizando se está investindo em equipamentos para toda uma equipe? Bom, essa resposta é simples.

Se você aposta em um meio de prevenção, então está garantindo também que seus funcionários não sofram nenhum tipo de acidente. A segurança do trabalho é um aspecto muito importante, e sem nenhum membro da equipe faltando, a empresa economiza com pagamentos de indenização, por exemplo, e ainda mantém as atividades normalmente.

manuuuu

Segurança

Você deve conhecer, ou pelo menos já ouviu falar de alguém que sofreu um acidente muito sério no trabalho, que ocasionou um dano irreversível na saúde da pessoa.

Muita gente perde braços, pernas, ou outras partes do corpo pela falta de utilização dos EPIs. Embora seja uma situação difícil de encarar, essa é a realidade de muitas pessoas no Brasil. E não são só acidentes com membros. A perda da audição também é muito comum, bem como danos nos olhos que não podem ser reparados.

Bem-estar

Quando todos os funcionários estão bem de saúde, exercendo sua função como deve ser, a sensação de bem-estar se propaga pelo ambiente de trabalho. É nítido que, quando alguém é afastado por um problema grave de saúde, ou mesmo falecimento, outros trabalhadores sentem o impacto. Por isso, EPIS são importantes também para o bem-estar de uma equipe.

manutenn

Quem deve usar EPIs?

Alguns trabalhadores têm mais necessidade do uso de equipamentos de proteção individual, do que outros. Entre eles, podemos citar aqueles que trabalham manuseando objetos que envolvam substâncias tóxicas.

Além deles, aqueles que trabalham em construções, devem usar esses equipamentos também. Principalmente porque eles transitam no alto dos prédios e quando estão no chão, correm o risco de serem atingidos com algo que cai de cima.

Técnicos em radiologia também fazem parte do grupo de profissionais que deve dar prioridade aos EPIS, principalmente aos coletes de chumbo, já que lidam diretamente com a radiação.

Agora você já sabe quais são as vantagens de utilizar EPIS, por isso, não negligencie a importância que esses equipamentos têm. Utilize-os ou reforce a exigência para que sua equipe não seja prejudicada.