Blog

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é lembrado no Paraná

Saúde Empresarial

Atualizado em: 8 de junho de 2018

A próxima quinta-feira (27) é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Para lembrar a data, a Superintendência Regional do Trabalho no Paraná (SRT-PR) e a Fundacentro, juntamente com instituições parceiras, promovem um seminário, das 8h às 13h, no auditório Fundacentro/PR. A ocasião será uma oportunidade para destacar que o Brasil foi o primeiro país a contar com um serviço obrigatório de Segurança e Medicina voltado a empresas com mais de 100 funcionários.

Segundo o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, esse tipo de evento é importante para conscientizar as empresas e instituições sobre a relevância da prevenção de acidentes de trabalho. “É preciso criar instrumentos que estimulem e reconheçam a adoção de boas práticas em segurança e saúde no trabalho, propiciando uma cultura de prevenção e ambientes seguros e sadios para os trabalhadores”, disse.

Durante o seminário, serão apresentados o painel “A Reforma Trabalhista e o Impacto da Segurança e Saúde no Trabalho” e a palestra “Ações Regressivas”. O evento faz parte da agenda da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT 2017) – ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho em parceria com outros órgãos. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Conforme dados estatísticos de 2016, do Instituto Nacional de Seguro Social, no Brasil, 2.240.638 trabalhadores foram afastados do trabalho e receberam auxílio-doença. A prevenção de acidentes de trabalho também tem como alvo o setor de transportes rodoviários, que ocupa o 1º lugar em quantidade de óbitos e o 2º lugar em incapacidades permanentes. Na prevenção do adoecimento, o destaque é saúde mental e trabalho. Os transtornos mentais ocupam o 2º lugar, (depressão/ansiedade – 49% e estresse grave 44/%.).

Em Brasília, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), entidade de pesquisa ligada ao Ministério do Trabalho (MTb), também vai realizar uma solenidade alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no próximo dia 27. O evento, promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin10), será no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, às 15h.

Fonte: Ministério do Trabalho

www.goo.gl/MxoA7h