Artigos

Postura correta na estação de trabalho – NR17

Saúde, Saúde Empresarial

Manter a postura correta na estação de trabalho é essencial para o bom desempenho da função. Além disso, a posição errada pode trazer uma série de malefícios à saúde como dores musculares, problemas de articulação e circulação, irritação nos olhos, chegando a casos de lesões caracterizadas por Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORTs).

Entretanto, numa análise mais cuidadosa é possível identificar os problemas mais comuns que envolvem as posições incorretas do monitor e da cadeira, e a altura inadequada da estação de trabalho.

Ajustando a estação de trabalho

Cadeira – faça o ajuste da altura, os pés devem ficar apoiados no chão de maneira que os joelhos formem um ângulo de 90º. Se não for possível, é preciso colocar um apoio para os pés.

Encosto – deixe o mais reto possível, mas que fique confortável. O ideal é deixar com uma pequena inclinação. A posição errada do encosto da cadeira pode tensionar a coluna, os ombros e o pescoço. O encosto de braço também deve ser ajustado para que fique alinhando num ângulo de 90º.

Monitor – ajuste a luz do monitor para que o brilho da tela não fique muito intenso. Isso pode gerar desconforto como ressecamento e irritação aos olhos. A dica é deixar o contraste mais realçado do que o brilho. A distância e a altura do monitor também precisam ser verificadas. O ideal é que a tela fique entre 45 e 60 centímetros de distância e o centro do monitor esteja alinhado com a posição dos olhos.

Bancada – o braço deve ficar apoiado na bancada numa posição de 90º. Mouse e teclado devem ter apoios para não sobrecarregar as articulações das mãos e braços. Acompanhe o vídeo:

 

Movimente-se a cada uma hora

Além da postura correta na estação de trabalho, quem trabalha sentado ou na mesma posição por muito tempo, precisa criar o hábito de se levantar a cada uma hora, pelo menos. Esse movimento vai estimular a circulação e também vai contribuir para descansar a visão, desviando o foco da tarefa.

NR17

Para avaliar se as condições de trabalho estão de acordo com o recomendado pelas normas de segurança e saúde, a empresa deve realizar a análise ergonômica do ambiente, conforme requisitos estabelecidos na Norma Regulamentadora 17 (NR17).

O Imtep realiza a Análise Ergonômica do Trabalho estabelecendo parâmetros que devem ser corrigidos e ajustados. A análise vai identificar elementos que estão em desacordo com a regulamentação e que podem trazer consequências à saúde do colaborador. Toda essa avaliação é desenvolvida para orientar e conscientizar empresas e funcionários sobre a ergonomia correta no desempenho da função.