Blog

Exame admissional – qual é a importância?

Saúde Empresarial

Atualizado em: 6 de março de 2020

O exame admissional é uma avaliação médica de extrema importância, além de ser obrigatório, confere segurança tanto para a empresa quanto para o profissional. É por meio desse exame que serão avaliadas as condições físicas e mentais do novo colaborador.

Previsto no artigo 168 da CLT, o exame admissional precisa ser realizado antes do trabalhador iniciar as atividades. Durante a avaliação, o médico do trabalho faz perguntas relacionadas a questões de saúde e a hábitos físicos e alimentares.

Procedimentos para o exame admissional

  • Entrevista – são avaliados o histórico familiar de doenças ocupacionais e as condições as quais a pessoa foi exposta em empregos anteriores;
  • Medição da pressão arterial;
  • Verificação da frequência cardíaca;
  • Avaliação da postura;
  • Avaliação psicológica;
  • Em alguns casos, são realizados exames complementares, como por exemplo, de visão, audição, força e condicionamento físico, conforme o tipo de atividade que será exercida.

Após atestadas as condições de saúde do profissional, o médico faz a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

O principal objetivo do exame é detectar a presença de doenças ou limitações que possam impedir ou prejudicar o profissional durante o exercício das atividades. Além disso, o exame admissional fornece informações relevantes no caso de contratação de pessoas com necessidades especiais. Assim, a empresa pode realizar as adaptações necessárias.

Segurança na prestação de serviço

O exame admissional é um dos documentos mais importantes no processo de contratação de funcionários, por isso é importante avaliar a capacidade de atendimento do prestador de serviço que irá realizar os exames. Também é preciso ter atenção quanto à habilitação da clínica para realizar o ASO, sendo que é imprescindível que o atendimento ao colaborador seja feito por um especialista em medicina do trabalho.

O Imtep é referência em saúde e medicina do trabalho, com mais 25 anos de experiência no setor. É o maior operador de ambulatórios corporativos no Brasil, tendo mais de 2 mil clientes ativos. Fale com os nossos consultores para mais informações.

Acompanhe também

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

5 dicas para incentivar seus colaboradores a cuidar da saúde