Blog

Retomada de atividades presenciais pós-COVID 19 exige protocolo de cuidados

Sem categoria

Atualizado em: 4 de maio de 2020

Protocolos e tecnologia oferecidos pelas empresas do Grupo Implus possibilitam o rastreamento e monitoramento de colaboradores e familiares em tempo real

Com a necessidade de retorno às atividades presenciais, empresas de todos os setores precisam se cercar de cuidados para impedir o avanço da contaminação entre os colaboradores. O caminho a ser tomado depende das características de cada atividade, mas em todos os casos é necessário um olhar especializado para a adoção das melhores medidas. Nos países em que a atividade econômica voltou há algumas semanas, o monitoramento tem sido o método mais efetivo.

De olho nas tendências internacionais, as empresas do Grupo Implus – Imtep e Implus Care, acabam de lançar, juntas, o Retoma – programa de assessoria e soluções em saúde para a retomada empresarial com segurança. A iniciativa traz uma abordagem completa. Agrega serviços de assessoria em saúde e segurança do trabalho para atender às regras atuais de cada região do País, gestão de mão de obra, serviços de atendimento médico e processos de acompanhamento de funcionários às soluções de tecnologia em monitoramento e teleatendimento. Traz ainda a possibilidade da criação de planos de contingência que vão da aferição da temperatura à realização de testes do COVID-19.

“O que nós oferecemos são soluções integradas para que o empresário tenha a segurança de trazer o seu colaborador de volta ao ambiente de trabalho e que o colaborador se sinta seguro ao lado dos colegas e também da família”, comenta o médico e CEO do Imtep, Cezar Berger.

Um dos diferencias do programa é o COVID-MONITOR, sistema que faz monitoramento ativo de até oito familiares, com o auxílio da inteligência artificial, geolocalização e um sistema de alertas. “Desta forma, a empresa contratante sabe, se entre as pessoas de contato do colaborador, alguma apresentou os sintomas. Isso faz com o gestor determine o home office, o afastamento ou o acompanhamento médico”, explica a diretora da Implus Care, Julyana Vieira.

A outra solução é o Implus app, aplicativo da Implus Care, que disponibiliza equipes de saúde 24 horas por dia, sete dias da semana. Neste caso, é o colaborador que procura por atendimento ou orientação. A equipe de saúde faz o atendimento por chat, chamada de voz gratuita ou videochamada. Sempre seguindo um protocolo que determina as ações a serem tomadas pelo paciente, incluindo o encaminhamento ao atendimento presencial, quando há necessidade. Os atendentes voltam a entrar em contato no prazo determinado pelo protocolo para saber se o paciente seguiu as orientações e como e se sente naquele momento.

Em todos os casos de identificação de sintomas ou de suspeita de contágio, o colaborador passa a ser monitorado por uma equipe de saúde que faz interações diárias por teleconsultas. Se houver necessidade, o colaborador é encaminhado ao atendimento presencial ou mesmo para um pronto-atendimento especializado.

Outra funcionalidade do aplicativo é o programa de Psicoterapia online, que oferece sessões agendadas com psicólogos por videochamada e também o atendimento telefônico em casos de necessidade de um acolhimento emergencial.

Acompanhamento presencial

Além das soluções de tecnologia, o programa Retoma ainda oferece profissionais especialistas e insumos para atividades como aferição de temperatura, consultas presenciais e a realização de testes rápidos ou laboratoriais. “O protocolo que oferecemos é completo e ajustável à realidade e à necessidade de cada empresa”, explica o CEO do Imtep, Cezar Berger.