Blog

Monitoramento de funcionários em casos de COVID-19

Sem categoria

Atualizado em: 25 de junho de 2020

Quando os casos do novo coronavírus começaram a aumentar no Brasil, no final de março, o maior desafio para as empresas foi o de adequar as atividades ao distanciamento social, adotando medidas para manter a segurança dos funcionários. Para o Grupo Implus, além das iniciativas de home office, a solução foi designar uma equipe médica exclusiva para atender em um canal direto de monitoramento.

“Muitos colaboradores ficam lotados em operações espalhadas por todo o país e a empresa precisava ter uma resposta ágil e eficaz. Além disso, a maior parte dos nossos profissionais é justamente da área da saúde e desenvolve um papel imprescindível, que é o de cuidar das equipes dos nossos clientes”, avalia o médico Cezar Berger, CEO do Grupo Implus.

Até o momento, o sistema monitorou funcionários que relataram algum tipo de queixa ou tiveram contato com pessoas com suspeita de COVID-19. Aqueles que testaram positivo para o coronavírus e passaram a ter um acompanhamento ainda mais próximo.

Entre os monitorados, também foram selecionados os funcionários que faziam parte de algum grupo de risco.

Todos esses profissionais são acompanhados por equipes de saúde. A cada 48 horas, recebem contato telefônico da equipe médica para avaliação, orientação e suporte emocional. “O canal de comunicação também fica disponível para o contato do colaborador, caso ele perceba alguma alteração nos sintomas”, explica Julyana Vieira, diretora da Implus Care, empresa especialista em linhas de cuidados em saúde e prevenção do Grupo Implus.

Dentro das empresas do grupo, caso o colaborador tenha sintomas ou contato com doentes, deve avisar o seu gestor imediato, que acionará o monitoramento. 

Monitoramento de funcionários também verificou as condições emocionais

Segundo ela, o monitoramento de funcionários também foi importante para fazer o acolhimento, verificando como estavam as condições emocionais dos colaboradores, além de orientar quanto ao isolamento domiciliar. “Nessa situação uma série de fatores estão envolvidos e é preciso sensibilidade para auxiliar cada paciente”, avalia a gestora.

A diretora explica que objetivo da ação é dar suporte ao funcionário para que se sinta seguro no desempenho das funções. “Percebemos que as pessoas ficaram muito mais vulneráveis neste momento e a empresa tem papel fundamental nesse processo”, afirma.

A operação com os próprios colaboradores deu a segurança das empresas do grupo oferecerem este serviço a clientes. “Já estamos levando esta solução ao mercado com alto grau de satisfação de gestores e colaboradores”, comenta Cezar Berger.

Implus Monitor

Além desse monitoramento, as empresas do Grupo Implus também oferecem a colaboradores e clientes um aplicativo que permite que os trabalhadores informem qualquer sintoma relativo à COVID-19, a partir de perguntas definidas por um protocolo médico. Pelo Implus Monitor, as equipes de saúde recebem notificações de toda a população de funcionários e até oito dependentes de cada um deles.

“Desta forma, identificamos sintomas em pessoas que possam transmitir a doença para o trabalhador. Com isso, amplia-se a possibilidade de detecção do vírus antes que ele chegue à empresa. Desta forma, a tomada de decisão por parte dos gestores é facilitada”, explica Julyana.

A partir do resultado, a equipe de saúde, junto com os gestores da empresa, toma a decisão sobre qual é o melhor encaminhamento.

Acompanhe também:

Cinco cuidados para retornar as atividades em segurança