Blog

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Saúde, Saúde Empresarial

Atualizado em: 18 de agosto de 2020

O PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – é obrigatório para as empresas que possuem funcionários contratados. O objetivo principal do PCMSO é a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores.

Desta forma, o programa atua de maneira preventiva, contribuindo para o rastreamento populacional e o diagnóstico precoce. O PCMSO tem como base principal de ações a realização dos exames admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função e de retorno ao trabalho.

Estrutura do programa

O PCMSO deve ser estruturado seguindo um planejamento anual, que tem como base o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Nesse planejamento devem constar as ações e exames que serão executadas ao longo do ano, assim como estatísticas e resultados.

Os dois programas são iniciativas complementares com o intuito de assegurar o bem-estar dos colaboradores. Nesse sentido, a sinergia de ações de Segurança e Medicina do Trabalho é essencial. Desta forma, a elaboração, implementação e gerenciamento dos programas devem ser feitos por um especialista em engenharia e medicina do trabalho.

Vale lembrar ainda que o PCMSO é embasado após a elaboração do PPRA. Portanto, ambas as ações são necessárias e importantes. Sendo assim, os programas precisam considerar as peculiaridades de cada empresa, como tamanho, natureza das atividades, estrutura física.

Benefícios do PCMSO

Para ser bem estruturado, o PCMSO precisa focar nas questões mais frequentes na empresa, promovendo medidas de controle, tratamento e amenização. Para isso, o programa deve monitorar os casos de doenças crônicas, além daquelas resultantes da atividade laboral.

Principais benefícios

  • Aumento da satisfação e motivação dos colaboradores;
  • Preservação da saúde do colaborador no ambiente de trabalho;
  • Bons níveis de saúde e bem-estar contribuem para a maior produtividade e, portanto, melhores resultados empresariais.

O Imtep é referência em saúde e medicina do trabalho, com mais de 25 anos de experiência no setor. É uma das maiores empresas no Brasil em serviços de saúde e segurança do trabalho, sendo a primeira empresa a realizar exames de saúde ocupacional por plataforma de telemedicina. Fale com os nossos consultores e peça mais informações.

Acompanhe também:

Imtep realiza primeira teleconsulta de saúde ocupacional no Brasil

A saúde ocupacional em tempos de pandemia