Blog

O que é o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Sem categoria

Atualizado em: 21 de outubro de 2020

O PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Ele é obrigatório a todas as empresas e instituições que admitam trabalhadores em regime CLT. O principal objetivo do programa é promover ações que contribuam para a preservação da segurança e saúde dos funcionários.

Sendo assim, é por meio do PPRA que a empresa avalia os possíveis riscos no ambiente de trabalho e delimita quais medidas serão adotadas. Essa definição é prevista na norma regulamentadora 9 (NR-09).

O PPRA é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST), ao qual inclui-se o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Os dois programas são complementares. Desta forma, o PPRA atua na antecipação, no reconhecimento, na avaliação e no controle da ocorrência dos riscos ambientais. Já o PCMSO é direcionado ao diagnóstico e rastreamento precoce de agentes que possam causar danos à saúde dos colaboradores.

O que deve conter no PPRA

  • Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
  • Estratégia e metodologia de ação;
  • Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
  • Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

A importância do PPRA para a empresa

Por meio do PPRA, é possível reduzir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Além disso, também é possível reduzir os gastos com funcionários afastados e absenteísmos.

  • Evita afastamento por acidentes do trabalho;
  • Diminui a instabilidade de equipes;
  • Evita autuações e fiscalizações trabalhistas;
  • Reduz a ocorrência de processos trabalhistas.

Outro fator importante é a relação de bem-estar e qualidade de vida dos trabalhadores, o que traz consequências para a produtividade da empresa de maneira geral.

O Imtep é referência em saúde e medicina do trabalho, com mais de 25 anos de experiência no setor. É uma das maiores empresas no Brasil em serviços de saúde e segurança do trabalho, sendo a primeira empresa a realizar exames de saúde ocupacional por plataforma de telemedicina. Fale com os nossos consultores e peça mais informações.

Confira também:

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional