Blog

Exame periódico – para que serve

Sem categoria

Atualizado em: 29 de outubro de 2020

O exame periódico é o principal fator de avaliação da saúde dos funcionários. Por meio dele, é possível identificar problemas que podem afetar o bem-estar e o desempenho dos colaboradores.

O exame médico periódico tem previsão legal, assim como os exames admissional, demissional e de retorno ao trabalho – quando o funcionário fica afastado por mais de 30 dias. Sendo assim, sua principal função é a de proteger a saúde do trabalhador.

Finalidade do exame periódico

  • Promover a saúde dos trabalhadores;
  • Orientar e ouvir as queixas do trabalhador com imparcialidade;
  • Identificar os portadores de doenças ou deficiências físicas para que não sejam agravadas e não exponham o trabalhador a riscos;
  • Avaliar a aptidão do colaborador para o desempenho da função ou tarefa;
  • Colher dados que contribuam para melhorar as condições de trabalho;
  • Informar técnicas que melhorem a adaptação dos colaboradores ao trabalho;
  • Indicar mudança de função de empregado com doença ocupacional;
  • Colher dados para análise epidemiológica.

Todos os funcionários em regime de CLT precisam realizar o exame, que abrange avaliação clínica ocupacional e exames físico e mental. Em alguns casos, dependendo da função exercida, é necessário que sejam realizados exames complementares, conforme orientações da NR7.

Frequência do exame

O intervalo para realização do exame periódico vai depender da atividade do trabalhador e o grau de risco da empresa. O médico do trabalho, apoiado pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é que vai definir a frequência, avaliando fatores como risco biológico, idade e doenças crônicas.

De maneira geral, na maioria dos casos o exame é realizado anualmente. No entanto, outras questões podem ser consideradas para definir a periodicidade do exame.

O Imtep é referência em saúde e medicina do trabalho, com mais de 25 anos de experiência no setor. É uma das maiores empresas no Brasil em serviços de saúde e segurança do trabalho, sendo a primeira empresa a realizar exames de saúde ocupacional por plataforma de telemedicina. Fale com os nossos consultores e peça mais informações.

Acompanhe também:

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Saúde integral – cinco passos para cuidar do bem-estar dos colaboradores