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Coronavírus – atendimento em ambulatórios

Data: 18 de março de 2020

Orientações ao profissional de saúde do Imtep em relação ao atendimento de pacientes no plano de contenção ao coronavírus – COVID-19.

O IMTEP é uma empresa de saúde e, portanto, está na linha de frente do atendimento médico dentro das empresas.

Baseado nas informações repassadas pelo Ministério da Saúde, as orientações para os profissionais de saúde dentro dos ambulatórios preconizadas são:

  • Quando o paciente estiver no ambulatório e apresentar sintomas como espirros e coriza, disponibilize máscaras o mais rápido possível, antes mesmo da consulta. No atendimento destes casos, o profissional de saúde também deve usar máscaras;
  • Os profissionais também devem realizar lavagem das mãos com frequência e usar o álcool gel na higienização das mãos a cada atendimento feito e a cada contato com o paciente;
  • Neste primeiro momento, havendo o entendimento médico de que o caso é leve, o paciente deverá ser encaminhado para descanso em casa. A orientação deve ser que, em casos de piora, procurem um posto de saúde ou um pronto-atendimento;
  • Encaminhar os casos mais graves para atendimento externo (atendimento na rede pública ou privada), se for necessário, de acordo com a realidade de cada empresa;
  • Notificar os casos suspeitos à autoridade local de saúde.

Quando não houver atendimento médico, somente de enfermagem, estes profissionais devem realizar apenas a triagem dos pacientes. Deverão seguir o protocolo de conduta adotados pelo CONTRATANTE onde estão alocados, tendo em vista que cada empresa vive uma realidade e toma as decisões que entende como mais adequadas. Sendo assim, quando identificar algum funcionário com sintomas, poderá encaminhar para Unidade de Saúde, dispensar para casa, ou mesmo para atendimento hospitalar se o caso for grave. No entanto, é importante orientar que:

  • Em relação a atendimentos a casos leves (resfriados simples, com sintomas brandos, temperatura pouco elevadas e coriza) a orientação é que as pessoas evitem procurar hospitais.
  • Os hospitais devem ser procurados em casos severos ou falta de ar, com necessidade de intervenções médicas.

ATENDIMENTO REMOTO

Os clientes do IMTEP também podem fazer o uso do Implus app. Neste caso, as empresas contratantes devem procurar o atendimento da Implus Care (41-3020.7900) para fazer o cadastro no aplicativo. Esta ferramenta possibilita as consultas por videochamadas para orientações e encaminhamento, se necessário, de um atendimento especializado.

Atenciosamente,

Equipe Médica

Dr. Cezar Berger

Dra. Virgínia Cornelsen