SAÚDE OCUPACIONAL

Mapas de Riscos

O que é mapa de risco?

O Mapa de Risco é uma representação gráfica, planta baixa, que reproduz o layout do ambiente de trabalho sob análise, localizando e informando os fatores de riscos presentes através de uma legenda. O layout deve representar de maneira fiel o local em que a atividade é executada.

O modelo atual de Mapa de Risco foi estabelecido pelo MTE e passa por atualizações desde 1994. A Norma Regulamentadora 5 (NR5), determina que a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas seja a responsável pela elaboração do mesmo, com participação de todos os trabalhadores expostos aos riscos, e com auxílio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O mapa tem uma leitura fácil e serve para auxiliar na conscientização dos riscos, sendo considerado eficiente para prevenção. É um documento obrigatório, auxilia no diagnóstico e alerta os colaboradores que atuam na empresa sobre os riscos aos quais estão vulneráveis.

O Mapa também orienta sobre a postura e o comportamento que o colaborador deve ter visando evitar os riscos.

Tipos de riscos

  • Físicos: ruído, calor, frio, pressões, umidade, radiações e vibrações.
  • Biológicos: vírus, fungos, bactérias, parasitas e protozoários.
  • Químicos: gases, poeira, fumos, químicos em geral, névoas e substâncias compostas.
  • Ergonômicos: esforço físico, postura inadequada, repetitividade nas tarefas.

A legislação

Por se tratar de um documento obrigatório, as empresas que não cumprem com a legislação, estão vulneráveis a multas aplicadas por auditores fiscais do MTE.  Empresas que não tem CIPAs organizadas, podem contratar o serviço especializado de empresas de Segurança do Trabalho para a elaboração dos mapas.

O Imtep está preparado para atendê-lo.

O Imtep conta com uma equipe especializada composta por engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, aptos para a elaboração de Mapas de Riscos.

O serviço envolve uma visita técnica para análise do ambiente e também uma conversa com os colaboradores da área que serão os maiores beneficiados com a correta identificação dos riscos de seu local de trabalho.

Quando é exigido mais aprofundamento, nossos profissionais podem orientar pela execução do PPRA, assim como Laudos de Periculosidade e Insalubridade.

Após elaboração do mapa, os colaboradores devem ser orientados com dados técnicos, assim como os funcionários que utilizarão o mapa como referência. O mapa deve conter legenda, incluindo o significado de cores e informando os responsáveis, como consta na NR5.

Conte com um atendimento dedicado de forma personalizada, centralizando e acompanhando ações, cronogramas e retornos. Temos uma equipe de consultores prontos a lhe atender e identificar as necessidades de sua empresa.

Veja também