TREINAMENTOS

Hábitos posturais relacionados ao trabalho e levantamento de peso

Levantamento e transporte de cargas no trabalho e na vida pessoal

É muito comum lidarmos com o transporte e o manuseio de cargas. Esta atividade envolve diversos componentes corporais ao mesmo tempo, por isso devemos ter o máximo cuidado ao lidar com elas, a fim de evitar uma gama de patologias musculoesqueléticas.

Utilizamos a tabela da FUNDACENTRO para fazer o cálculo ideal de carga, considerando fatores entre idade, sexo e etc., que vemos a seguir:

Idade

18 a 35 anos
16 a 18 anos

menores de 16 anos

Homens

40 Kgs
16 Kgs (ou 40% do peso indicado para adultos)
proibido levantamento de carga

Mulheres

20 Kgs
8 Kgs (50% do valor indicado para o homem)
proibido levantamento de carga

De uma forma global, os fatores que devem ser levados em consideração para um transporte e manuseio de carga de uma forma segura para o trabalhador são:

  • Características do trabalhador: atribuições físicas (idade, sexo e etc.), sensitiva, motora, personalidade, entre outras.
  • Características dos materiais a serem transportados: atributos da carga propriamente dita, tais como dimensões, peso, pega, distribuição, estabilidade e etc.
  • Característica da tarefa e do posto de trabalho: fatores como ambiente de trabalho, complexidade da tarefa, frequência, duração, ritmo e etc. devem ser estudados.
  • O posicionamento das articulações no inicio e durante o levantamento.
  • A velocidade de execução do movimento.
  • A altura em que a carga se encontra no início do levantamento.
  • O tamanho e a forma da carga.
  • A presença ou não de puxadores e os seus vários tipos.
  • O uso de acessórios como o cinto de suporte lombar.
  • A pressão intra-abdominal.

Cuidados durante o levantamento de carga

Respiração: a respiração deve ser do tipo abdominal durante o transporte de carga, pois a contração da musculatura abdominal ajuda a proteger e a estabilizar a coluna vertebral devido ao aumento da pressão intra-abdominal.

Peso máximo recomendado: é variável e está relacionada com a sua localização em relação ao corpo e outras características como formas, dimensões e facilidade de manuseio.

Levantamento com agachamento: quando for inevitável, o levantamento manual de carga deve ser realizado com a coluna em posição vertical e usando a musculatura das pernas.

Distância da carga em relação ao corpo: a capacidade de carga diminui sempre em que afastamos um peso do corpo ou com o aumento da altura a ser colocado.

Levantamento simétrico: deve-se sempre utilizar as duas mãos durante o transporte de carga, pois gera estabilidade e contração muscular, diminuindo as forças de compressão na coluna.

Rotação e inclinação do tronco: devem ser evitadas durante o levantamento e manuseio de cargas, pois podem ocasionar estiramentos musculares e lesões nos discos intervertebrais.

Localização vertical do objeto: quando tiver que realizar atividades com os braços elevados procure fazer as atividades com os braços na altura dos ombros ou no máximo até a altura da cabeça.

Devemos sempre lembrar que muitas lesões em nível de coluna vertebral são ocasionadas devido ao mau manuseio de cargas.

Veja também